Produção de Banana Orgânica e Biodinâmica em Luiz Alves com Apoio da Epagri

Banana Orgânica e Biodinâmica

Conheça a família Pacheco em Luiz Alves, que apostou na produção de banana orgânica e biodinâmica. Saiba como o apoio da Epagri foi fundamental para aprimorar a qualidade dos frutos.

Sustentabilidade e Qualidade: Banana Orgânica e Biodinâmica em Luiz Alves

Diante da perda de viabilidade econômica no cultivo de palmito, a família Pacheco, em Luiz Alves, decidiu investir na produção de banana orgânica e biodinâmica. O sítio Vale das Bananas se destaca pela certificação de produto biodinâmico, mais rigorosa e sustentável.

A transição para a produção orgânica e biodinâmica foi impulsionada pelo desejo de cultivar sem agrotóxicos, seguindo uma visão sustentável e alinhada com a natureza. Vanessa Corrêa Pacheco comemora a obtenção das certificações SPG-Abio e ABDSul após adotar o sistema biodinâmico.

Manejo Biodinâmico e Qualidade Superior

O manejo biodinâmico adotado pela família Pacheco prioriza o cuidado com os compostos e o uso do calendário lunar para determinar as etapas do processo, como o desfolhe das bananeiras. Raphael Pacheco ressalta que o manejo adequado resulta em frutos de maior qualidade, com maior vida útil.

Inovação na Produção

Além da banana in natura, a família inovou ao produzir banana-passa, banana coberta com chocolate, além de farinha de banana verde, promovendo produtos saudáveis e nutritivos. A farinha sem glúten é indicada por nutricionistas para auxiliar na redução da diabetes.

Apoio da Epagri

O apoio da Epagri foi essencial para aprimorar a produção da família Pacheco, oferecendo assistência técnica, programas de melhoria do solo e financiamentos. Bruno Krauss Salvador destaca o desafio da produção orgânica e ressalta o suporte da Epagri para enfrentar obstáculos como a sigatoka.

Para saber mais sobre as delícias do Vale das Bananas, agende um passeio pela propriedade aos sábados.

Por Renata Rosa, jornalista bolsista da Epagri/Fapesc

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri: (48) 3665-5407 / 99161-6596.

Tags: ,

Fonte: estado.sc.gov.br

Imagem do Grid
Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account