Casan encaminha 25 toneladas de resíduos da ETE Insular para destinação ambiental adequada

Resíduos sendo encaminhados para destinação ambiental adequada

Casan encaminhou mais de 25 toneladas de resíduos para destinação final ambientalmente adequada em Florianópolis. Saiba mais sobre a ação da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento.

Ação de limpeza e destinação de resíduos em ETE Insular

Em uma iniciativa de limpeza e organização do canteiro da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) realizou o encaminhamento de mais de 25 toneladas de resíduos para a destinação final ambientalmente adequada. Essa ação faz parte do Programa Socioambiental das obras de ampliação e modernização da Estação, a principal ETE da capital catarinense.

Destinação responsável dos resíduos

No mês passado, foram coletadas 16,8 toneladas de resíduos de madeira e oito toneladas de resíduos de construção civil e demolição (RCD). Os materiais incluíam restos de tijolos, concreto, metais e argamassa, os quais foram encaminhados para reciclagem e reaproveitamento. Além disso, houve a coleta de 0,63 toneladas de efluentes sanitários para tratamento, e 0,4 toneladas de materiais contaminados enviados para tratamento de resíduos perigosos ou aterros industriais licenciados.

Essas medidas garantem a segurança ambiental, evitando a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, além de contribuir para a mitigação de impactos ambientais, a redução da extração de recursos naturais e a eliminação de possíveis focos de doenças como a Dengue e Zika.

Gestão de resíduos e normativas ambientais

Procedimentos de gerenciamento de resíduos são aplicados no canteiro de obras, seguindo normativas ambientais e de segurança aprovadas pelo IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina). Até o momento, 12% dos resíduos gerados foram encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento, 88% para tratamento e apenas 0,02% para aterros sanitários ou industriais.

Investimento e parceria internacional

As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário Insular contam com investimento de R$ 245 milhões, com apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Tags: ,

Fonte: estado.sc.gov.br

Imagem do Grid
Imagem do Grid
[avatar_usuario_logado]

[usuario_e_nome] [num_seguidores_seguindo]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account