Saiba como os pequenos negócios brasileiros são impactados pela projeção otimista de crescimento do PIB acima de 2% e redução da inflação.
Projeção otimista do PIB e seu impacto nos pequenos negócios
O mercado financeiro elevou a projeção do crescimento da economia brasileira para acima de 2%, conforme revelado pelo Boletim Focus do Banco Central. Já outra estimativa indica uma redução da inflação este ano, atingindo 5,57%, embora ainda acima da meta anual de 4,5%. Os pequenos negócios, fundamentais na economia do país, têm motivos para comemorar. Mais de 26,5% de toda riqueza nacional provém desse segmento, composto por MEIs, microempresas e EPPs. Em 2024, esse setor, com mais de 21,7 milhões de CNPJs, gerou 72% dos novos postos de trabalho. Sua resiliência e criatividade transpassam todos os setores econômicos, conforme destacado por Décio Lima, presidente do Sebrae.
Segundo Décio, esses números indicam o acerto na gestão de Lula e Geraldo Alckmin para dignificar a população, mesmo com projeções do mercado financeiro aquém das expectativas do Ministério da Fazenda para o crescimento do PIB em 2025, de 2,3%, devido aos juros e ao cenário externo.
Tags: PequenosNegócios, CrescimentoPIB
Fonte: agenciasebrae.com.br