Descubra como o Programa Turismo Futuro Brasil está fortalecendo e consolidando o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil, tornando o turismo mais sustentável, acessível e eficiente para turistas e moradores.
Programa Turismo Futuro Brasil: Fortalecendo o Turismo Inclusivo e Sustentável
Representantes dos 12 municípios participantes do Programa Turismo Futuro Brasil se reuniram durante a WTM Latin America para discutir o fortalecimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no país.
O programa, em parceria com Sebrae, BID e GKS Inteligência Territorial, visa apoiar os municípios na implementação de ações-chave para tornar o turismo mais sustentável e inclusivo. Os participantes, incluindo cidades como Pirenópolis, Bonito, e Paraty, passaram por consultorias, implementaram ações concretas e estão evoluindo em suas estratégias.
Desafios e Aprendizados
Durante o encontro, representantes compartilharam desafios e experiências locais. Exemplos incluem a preservação ambiental em Ilhabela, o uso de sensores para monitorar o fluxo turístico e a importância de mensurar indicadores em Penedo. O programa tem sido fundamental para aprimorar a experiência turística em diversas cidades, como Paraty e Novo Airão, que se destaca como destino de turismo de aventura na Região Norte.
O que é um DTI?
Embora ainda não haja municípios oficialmente reconhecidos como Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil, o Programa Turismo Futuro Brasil prepara cidades para essa certificação, incorporando práticas inovadoras de governança e melhoria contínua da experiência do turista. Mais do que satisfazer turistas, ser um DTI é impactar positivamente a vida da comunidade local.
Foto: Túlio Vidal
Tags: TurismoSustentável, DestinosInteligentes
Fonte: agenciasebrae.com.br