Descubra como o Projeto SC Rural 2 está promovendo inovação e sustentabilidade na agricultura catarinense em parceria com o Banco Mundial. Saiba mais sobre as práticas do Sistema Plantio Direto de Hortaliças e o tratamento de esgoto com soluções ambientais.
Roteiro na Grande Florianópolis e Serra
A Missão iniciou o roteiro em Florianópolis com reunião técnica de alinhamento entre equipes da SAR e Epagri. Esta é a etapa de finalização do planejamento, preparação e validação dos processos operacionais e estruturação institucional do projeto. O SC Rural 2 está sendo construído de forma conjunta, de acordo com as necessidades dos nossos agricultores. Será um importante meio para levar mais inovação, sustentabilidade e para impulsionar renda no meio rural,” destaca o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini.
Agricultura Sustentável em Santa Catarina
Na sexta-feira, a missão visitou o município de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, para conhecer o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças na propriedade do agricultor Edésio Schmitt, acompanhado da equipe da Epagri da região. O SPDH foi desenvolvido e difundido pela Epagri para promover uma agricultura mais limpa e sustentável. Edésio é um dos pioneiros nesse sistema em SC, desde 2008.
Redução das Emissões na Pecuária
No sábado, a comitiva do Banco Mundial esteve na Estação Experimental da Epagri em Lages, conferindo alguns trabalhos na pecuária voltados ao saneamento rural. Ficamos muito felizes em visitar a estação de Lages, que tem toda uma experiência sobre os gases de efeito estufa na pecuária. O Banco Mundial tenta mitigar os impactos das mudanças climáticas, o que pode nos ajudar a desenvolver técnicas e práticas mais sustentáveis aos agricultores. As pesquisas estão avançando e são verdadeiras inovações que podem mudar a vida do campo e os impactos que a agricultura pode ter no meio ambiente.
O Projeto SC Rural 2
Esse programa dará sequência aos já executados Microbacias 1, Microbacias 2 e SC Rural 1. Será desenvolvido por meio de ações estratégicas, durante seis anos, com apoio direto aos agricultores e pescadores. Está dividido em eixos: infraestrutura, empreendedorismo e inovação e ambiental. O Programa SC Rural 2 foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos em março de 2024. Após essa etapa, iniciou a tramitação de operacionalização dos recursos com o Banco Mundial e com o Estado. A expectativa é que a assinatura do contrato ocorra em agosto de 2025.
Tags: AgroInovação, SCRural
Fonte: estado.sc.gov.br