Saiba como a CASAN interligou um novo poço em Vargem Bonita para aumentar a vazão de água e garantir segurança hídrica na região. Investimento de R$ 40 mil resultou em captação de 456 mil litros por dia.
Interligação de Novo Poço em Vargem Bonita pela CASAN
A interligação de novas áreas de captação é crucial para garantir a segurança hídrica de municípios pelo Estado. No Centro de Vargem Bonita, no Meio-Oeste, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) finalizou nesta quarta-feira, 2, uma nova tubulação de 900 metros ligando um novo poço ao tratamento. O investimento de R$ 40 mil tem como objetivo aumentar a vazão de água para toda a população urbana.
Aumento da Vazão e Importância do Novo Poço
O novo poço tem capacidade para captar aproximadamente 19 mil litros por hora. Com funcionamento ininterrupto, a vazão pode chegar a 456 mil litros de água por dia, um volume crucial para situações emergenciais, como as de estiagem. Leandro Castilho da Silva, chefe de Agência, destaca a relevância desse reforço no fornecimento de água.
Melhoria na Redução de Perdas de Água
Vargem Bonita também obteve uma significativa melhoria no controle de perdas de água. A execução de novas redes, a divisão das tubulações em setores monitorados constantemente e o uso de válvulas redutoras de pressão contribuíram para a redução do desperdício. O índice de perdas caiu de quase 50% para 13,08% de junho a novembro de 2024, refletindo os esforços da cidade para otimizar o uso dos recursos hídricos.
Fotos: Acervo CASAN
Tags: CASAN, segurançahídrica
Fonte: estado.sc.gov.br