Monitoramento ambiental da Baía do Saco Grande pela Casan: 20ª coleta revela avanços
A Casan realiza a 20ª coleta de água e sedimentos na Baía do Saco Grande e afluentes em Florianópolis, monitorando a qualidade ambiental da região.
Monitoramento ambiental da Baía do Saco Grande pela Casan
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) realizou a vigésima coleta de água e sedimentos na Baía do Saco Grande e seus afluentes, os rios Vadik e Pedro Bide, em Florianópolis. O projeto tem como objetivo monitorar a qualidade ambiental da região que está passando por obras de esgoto, criando um banco de dados para futuras comparações após a conclusão da infraestrutura.
Desde novembro de 2020, as coletas são feitas a cada três meses em 10 pontos fixos. Sete desses pontos estão na Baía Norte, nas proximidades da Estação Ecológica de Carijós (ESEC Carijós), e os outros três estão em áreas urbanas ao longo dos rios.
As amostras são analisadas em laboratório para permitir a comparação dos indicadores ambientais em três fases: antes das obras, durante a implementação da infraestrutura e depois que o sistema de esgotamento sanitário entrar em operação.
Programas ambientais e eficiência do tratamento
Os dados coletados também serão úteis para avaliar a eficácia do tratamento de efluentes da ETE João Paulo, prestes a entrar em operação. Atualmente, a falta de infraestrutura sanitária na região a torna suscetível à contaminação por despejo irregular de esgoto nos rios e canais de drenagem.
Além disso, a Casan está monitorando blooms de fitoplâncton na Baía do Saco Grande. Essas florações anormais de microalgas são causadas pelo aumento excessivo de matéria orgânica nas águas, o que pode levar à morte de peixes e outras espécies aquáticas, em um processo chamado eutrofização.
Implantação do sistema de esgotamento sanitário
Todos os programas ambientais executados pela Casan durante a implementação do sistema de esgoto foram aprovados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A construção da Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo e a instalação da rede coletora nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande estão em andamento.
Essa nova infraestrutura possibilitará a expansão da coleta e tratamento de esgoto para diversos bairros, incluindo Saco Grande, Monte Verde, João Paulo, Santo Antônio, Sambaqui e Cacupé.
Tags: Casan, monitoramentoAmbiental
Fonte: estado.sc.gov.br