Investimentos na Saúde, Programa de Valorização dos Hospitais e Capacitação em Santa Catarina – Resumo 2024
Conheça os investimentos na Saúde, Programa de Valorização dos Hospitais e ações de capacitação em Santa Catarina. Saiba mais sobre os destaques de 2024 e as parcerias com a Catalunha.
Investimentos na Saúde
Os investimentos acima do mínimo constitucional na área da Saúde, a ampliação no número de cirurgias eletivas e as ações de combate à dengue foram os destaques da apresentação do secretário de estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, à Comissão de Saúde da Alesc. O relatório das ações da pasta foi referente aos últimos quatro meses de 2024. Outro destaque foi o investimento de R$ 683 milhões no Programa de Valorização dos Hospitais em 2024, quase R$ 280 milhões a mais que no ano anterior. Em relação às cirurgias eletivas, o relatório disponibilizado pelo Ministério da Saúde mostrou um aumento de 289% na realização dos procedimentos em 2024, comparado a 2023. Entre janeiro e novembro de 2024, foram realizadas 268.061 cirurgias eletivas.
Programa de Valorização dos Hospitais
O Programa Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, pretende capacitar 12 mil pessoas até o fim deste ano. O público-alvo são os agentes de Saúde e de Combate às Endemias que atuam nos municípios catarinenses. A primeira capacitação deste ano ocorreu na região de São Miguel do Oeste. As próximas ações serão realizadas em abril nas Coordenadorias de Itajaí e Caçador.
Parceria com a Catalunha
A aproximação entre Santa Catarina e a região da Catalunha em pautas voltadas a políticas para mulheres marcou a reunião entre a vice-governadora Marilisa Boehm e Paula Mèlic Bonet, delegada da comunidade autônoma da Espanha no Brasil. O foco da conversa desta quarta, 26, foi o incentivo à participação das mulheres nas áreas de ciência e tecnologia. A vice-governadora Marilisa Boehm comentou sobre as principais ações que já estão em desenvolvimento para as mulheres catarinenses e lembrou o perfil empreendedor de Santa Catarina. A delegada do governo catalão, Paula Mèlic Bonet, demonstrou o interesse na ampliação da participação feminina em diversos setores, especialmente na ciência e tecnologia.
Tags: Saúde, SantaCatarina
Fonte: estado.sc.gov.br