Programa de Intercâmbio Sul-Sul promove parcerias entre Brasil, África e Américas
Participe do Programa de Intercâmbio Caminhos Amefricanos e contribua para uma educação mais inclusiva e antirracista. Inscrições abertas até 27 de fevereiro.
Inscrições abertas para o Programa de Intercâmbio Caminhos Amefricanos
O Sebrae, em parceria com os Ministérios da Igualdade Racial e da Educação, e a CAPES, está com inscrições abertas para o Programa de Intercâmbio Sul-Sul, que ocorrerá este ano em Angola, República Dominicana e Peru. Em Angola e República Dominicana, serão selecionados 50 estudantes autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas, matriculados a partir do 5º semestre de licenciatura em IES públicas. O intercâmbio terá duração de 15 dias com atividades formativas, seminários e visitas guiadas em escolas e museus. Em Angola, a parceria é com a Universidade Agostinho Neto, e na República Dominicana, com a FLACSO. Inscrições até 27 de fevereiro.
No Peru, o programa já encerrou as inscrições, selecionando 50 professores da educação básica autodeclarados negros ou quilombolas. As ações formativas em Lima contarão com a parceria da Universidad Nacional Mayor de San Marcos e envolverão visitas a escolas e locais históricos. Todas as inscrições são feitas pelo Portal da CAPES.
Importância do Programa de Intercâmbio
Fau Ferreira, do Sebrae, destaca a relevância das parcerias Sul-Sul. A iniciativa visa compartilhar experiências e promover uma educação cidadã para combater o Racismo estrutural e as desigualdades. Márcia Lima, Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, ressalta a importância do programa na formação de estudantes e professores negros, visando a construção de uma educação antirracista em diálogo com países africanos, latino-americanos e caribenhos.
Intercâmbio EducaçãoAntirracista
Fonte: agenciasebrae.com.br