Darlisom Sousa Ferreira: O Primeiro Enfermeiro Premiado no Prêmio Jovem Cientista
Conheça a trajetória de Darlisom Sousa Ferreira, premiado na categoria Mérito Científico da 30° edição do Prêmio Jovem Cientista e suas contribuições na área da Conectividade e Inclusão Digital.
Darlisom Sousa Ferreira: O Primeiro Enfermeiro Premiado no Prêmio Jovem Cientista
Darlisom Sousa Ferreira, egresso do doutorado e pesquisador de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi premiado na categoria Mérito Científico, na 30° edição do Prêmio Jovem Cientista. Ele se destacou pela sua qualificação, experiência e produção científica em áreas como Conectividade e Inclusão Digital.
Contribuições na Saúde Pública
Darlisom Sousa Ferreira é docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e coordenador local do Doutorado Interinstitucional em Enfermagem UFSC-UEA. Sua tese de doutorado propõe inovação tecnológica na práxis educativa de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família, com destaque para a prototipação de um aplicativo móvel.
Pesquisa e Inovação
Seu trabalho valoriza metodologias participativas, produção de conhecimento e pesquisa qualitativa. Darlisom Sousa Ferreira acredita na pesquisa-ação, pesquisa participante e na importância de incluir os sujeitos nas etapas de produção do conhecimento científico.
Sobre o Prêmio Jovem Cientista
O Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq em parceria com a Fundação Roberto Marinho, reconhece a inovação de estudantes e jovens pesquisadores. Desde 1981, o prêmio tem impulsionado a pesquisa no país, abordando temas prioritários para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional.
SaúdePública PesquisaQualitativa
Fonte: noticias.ufsc.br