Programa Mais Professores e Pé-de-Meia para Licenciaturas
O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, lançou o programa Mais Professores para o Brasil, com o objetivo de promover a valorização e qualificação dos professores da educação básica, além de incentivar a docência no país. Cerca de 2,3 milhões de professores serão beneficiados, impactando positivamente a qualidade do ensino para 47,3 milhões de estudantes.
A iniciativa
O programa é baseado em cinco eixos: seleção para o ingresso na docência, atratividade para as licenciaturas, alocação de professores, formação docente e valorização. Como parte da ação de atratividade para as licenciaturas, foi lançado o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece apoio financeiro para estudantes de alto desempenho no Enem que estejam realizando cursos de licenciatura.
O IFSC já disponibiliza o benefício do Pé-de-Meia para os estudantes do ensino médio técnico integrado e agora ampliará para os cursos de licenciatura.
Expansão dos cursos de licenciatura
Desde 2022, o IFSC vem planejando expandir os cursos de licenciatura, visando atender a demanda por formação de professores. O pró-reitor de Ensino do IFSC destaca a importância de despertar o interesse dos jovens pelas carreiras docentes.
Impacto positivo
O diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas ressaltou que o programa Pé-de-Meia tem impactado positivamente a permanência e o êxito dos estudantes, sendo uma iniciativa relevante para a instituição.
Cinco eixos do programa
- Seleção: Prova Nacional Docente
- Atratividade: Pé-de-Meia Licenciaturas
- Alocação: Bolsa Mais Professores
- Formação: Portal de cursos e pós-graduações
- Valorização: Iniciativas em parceria com outros ministérios e bancos públicos
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC – com informações do Ministério da Educação (MEC)
Fonte: ifsc.edu.br