Otimismo dos Pequenos Comerciantes Impulsiona o Comércio no Fim do Ano
O otimismo dos pequenos comerciantes aumentou em novembro, refletindo no Índice de Confiança dos Micro e Pequenos Empresários (IC-MPE) do comércio, criado em parceria pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O IC-MPE do Comércio atingiu 89,1 pontos, o maior nível em 4 anos, com um aumento de 2,4 pontos em relação ao mês anterior e 1,5 pontos comparado ao ano passado. Esse crescimento está relacionado ao aumento do volume de demanda atual, impulsionado pelo fortalecimento do mercado de trabalho, melhora nos rendimentos dos trabalhadores e pagamento do 13º salário, que tradicionalmente impulsiona o consumo.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que o avanço na geração de empregos e no PIB apontam para um cenário econômico favorável. O setor de materiais de construção teve destaque, impulsionado pelas expectativas relacionadas ao uso do 13º salário. O varejo de veículos, motos e peças também apresentou crescimento.
O IC-MPE é calculado pela soma dos Índices de Situação Atual e de Expectativas nos setores de Comércio, Serviços e Indústria. Apesar da ligeira queda geral no índice em novembro, devido à acomodação nos setores de serviços e indústria, o comércio continua em expansão.
Saiba mais: agenciasebrae.com.br