64 Anos da UFSC: Apresentações Culturais e Homenagens na Sessão Solene
Foi realizada na tarde da sexta-feira, 13 de dezembro, no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, a tradicional sessão solene do Conselho Universitário (CUn) de comemoração do aniversário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que, em 18 de dezembro, completa 64 anos de atividades.
A abertura do evento contou com a apresentação do Coral RMV Anima In Coro, sob a regência do maestro Robson Medeiros Vicente. Na solenidade, o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, concedeu os títulos de professoras eméritas da Universidade às docentes Maria Bernardete Ramos Flores e Joana Maria Pedro, ambas titulares do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Projetos Regionais Contemplados
A UFSC teve dois projetos adicionais aprovados na Chamada Pública ‘Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação’, do Ministério das Mulheres, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o CNPq. Além das pesquisadoras selecionadas na categoria Projeto em Rede Nacional, a Universidade foi escolhida em duas iniciativas sob a categoria Projeto em Rede Regional.
Pesquisadora Recebe Grande Prêmio
A doutora Ana Paula Zapelini de Melo, da UFSC, foi premiada com o Grande Prêmio Ennio Candotti, de Ciências da Vida, do Prêmio Capes de Tese, pela tese ‘Derramamento de petróleo no litoral brasileiro: desenvolvimento de métodos analíticos para controle de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e monitoramento de pescado baseado em risco’.
Premiação de Estudantes e Pesquisadores
A UFSC premiou estudantes de graduação e ensino médio no 34º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (34º SIC) e 14º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (14º SIC-EM), celebrando a dedicação e talento dos participantes. Estudantes da UFSC também se destacaram no Prêmio Acadêmico Catarinense de Economia, evidenciando a qualidade da investigação econômica na instituição.
Pós-Graduação em Destaque
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC realizou a primeira defesa de tese internacional, marcando um importante avanço acadêmico na área. Saiba mais sobre a pesquisa realizada em parceria com a Universidade de Magallanes.
Fonte: noticias.ufsc.br