UFSC e a Iniciativa no México
Entre os dias 26 de novembro e 6 de dezembro, a professora e vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia dos Passos, desenvolveu atividades acadêmicas na Cidade do México. A ação faz parte do Projeto Cátedra Antonieta de Barros, visando à Educação para a Igualdade Racial e o Combate ao Racismo. A missão recebeu suporte do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, da Capes, para fortalecer os programas de pesquisa e pós-graduação, promovendo intercâmbio acadêmico inclusivo e diversificado.
Atividades Realizadas
Joana participou de conferências e reuniões com equipes acadêmicas da UNAM e do PUIC, focando em desigualdades raciais e de gênero na América Latina. Destaque para a participação no XVI Colóquio Internacional Afroindoamérica 2024 na UAM, onde discutiu Cultura Acadêmica, Racismo e Diversidade.
A vice-reitora também se envolveu em interações políticas, participando da Conferência Internacional sobre a Transformação Global no Senado da República do México, debatendo políticas de gênero e raça.
Interações e Parcerias
Entrevistas com senadoras, estudantes em intercâmbio na UNAM compartilhando estudos comparativos e criação de parcerias estratégicas com instituições mexicanas enfatizaram a colaboração e troca de conhecimentos para fortalecer a presença feminina, negra, indígena e LGBTQIA+ nos espaços políticos.
Impacto e Futuro
A missão reforçou o compromisso da UFSC e da UNAM com a inclusão e diversidade, promovendo um ambiente acadêmico de respeito e celebração da diversidade cultural. A colaboração entre as universidades visa um mundo mais justo e solidário, onde a diversidade é valorizada e as vozes marginalizadas são representadas e ouvidas.
Contato Imprensa UFSC: Rosiani Bion de Almeida | imprensa.gr@contato.ufsc.br
Coordenadoria de Imprensa do GR | UFSC
Fonte: noticias.ufsc.br