Indiciação por Denunciação Caluniosa em Abdon Batista
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Abdon Batista, concluiu inquérito policial no qual um vereador foi indiciado por denunciação caluniosa contra policiais militares. As investigações se iniciaram a partir de uma requisição do Ministério Público, que apontou a possibilidade do crime ter sido cometido.
Tudo teve início em uma festa na cidade, onde policiais militares atuavam para orientar a saída do evento. Durante a abordagem ao vereador, este teria ofendido e tentado agredir um dos policiais. Após ser informado que seria autuado por desobediência e desacato, o vereador fugiu do local. Dias depois, ele procurou o comando da Polícia Militar alegando ter sido agredido pelos policiais, o que resultou na abertura de um inquérito policial militar para investigar o caso.
No desenrolar das investigações, as contradições nos depoimentos do vereador e de suas testemunhas levaram à constatação do crime de denunciação caluniosa. Acionar a polícia e gerar uma investigação baseada em fatos falsos configura essa prática criminosa, sujeita a pena de reclusão de 2 a 8 anos, além de multa.
A atuação da Polícia Civil visa não apenas apurar crimes, mas também prevenir danos decorrentes de acusações infundadas, garantindo uma justiça mais eficaz. A transparência e a investigação criteriosa são pilares do trabalho policial.
Canais de Ouvidoria Copyright © 2022 – Todos os Direitos Reservados – Polícia Civil de Santa Catarina | Desenvolvimento – GETIN
Saiba mais: pc.sc.gov.br