Incidência do câncer de pele em Santa Catarina
Santa Catarina destaca-se como o estado com maior incidência de melanoma no país. Durante o Dezembro Laranja, o Governo Estadual lança a campanha ‘Nesse Verão, Escolha a Proteção’, com ações voltadas à conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença.
Dados e Estatísticas
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a projeção para 2024 é de 13,91 novos casos de melanoma por 100 mil habitantes em Santa Catarina, mais que o triplo da média nacional. Além disso, houve 5.496 diagnósticos de câncer de pele não melanoma e 535 de melanoma somente este ano no estado.
Tratamento e Cirurgias
Os hospitais habilitados em oncologia no estado realizaram mais de 4,4 mil cirurgias de câncer de pele não melanoma e 570 cirurgias de melanoma em 2021, segundo o portal da transparência do Cieges SC.
Conscientização e Prevenção
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento do câncer de pele. A superintendente dos Hospitais Públicos Estaduais, Tatiana Bez Batti Titericz, destaca a importância da conscientização e prevenção da doença.
Saiba mais: estado.sc.gov.br