A 12ª reunião do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste, COSUD, encerrou-se em Florianópolis com a divulgação da Carta de Florianópolis, destacando propostas nas áreas de Segurança, Meio Ambiente e Economia. Os governadores dos sete estados envolvidos discutiram medidas a serem tomadas e sugestões sobre temas relevantes. Saiba mais sobre as deliberações e desafios enfrentados.
O grupo expressou preocupação com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, debatendo sobre as possíveis alterações no sistema de segurança pública no país.
Meio Ambiente
Na pauta ambiental, foi discutido o plano integrado para enfrentamento de desastres climáticos, priorizando a elaboração de planos estaduais de prevenção, mitigação e resposta aos eventos meteorológicos extremos.
Reforma Tributária
A simplificação, transparência e a redução da regressividade foram pontos-chave discutidos para impulsionar a economia dos estados membros. Além disso, a renegociação da dívida dos estados e a criação do Bancosud foram temas abordados com a visão de promover o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
A partir deste encontro, ficou estabelecido que cada estado será responsável por uma Câmara Temática específica, com distribuição das áreas de atuação. O Consórcio também formalizou a criação da pessoa jurídica do consórcio, permitindo mais autonomia e agilidade para os projetos futuros.
Saiba mais: estado.sc.gov.br