A queda do lucro líquido da Tupy
Espera pelo resultado das eleições norte-americanas e expectativa pelas taxas de juros no mercado internacional foram fatores que influenciaram a inesperada queda do lucro líquido da Tupy no terceiro trimestre de 2024. A multinacional brasileira afirmou que o mercado externo apresentou queda no volume de veículos comerciais, ocasionada pela baixa idade média da frota e preços de frete depreciados. Potenciais compradores postergaram a aquisição de veículos, observando implicações macro e microeconômicas e o movimento das taxas de juros.
A Tupy, com 72% de sua receita na exportação, sendo 45% para o mercado norte-americano, obteve um lucro líquido de R$ 50,4 milhões no último terceiro trimestre, representando uma queda de 66% em relação ao mesmo período de 2023. Com sede em Joinville e filiais em São Paulo, Minas Gerais, Portugal e México, a empresa possui 19 mil funcionários, sendo os maiores acionistas o BNDESpar (28,2%) e a Previ (24,8%). O Governo Federal indicou os ministros Carlos Lupi e Anielle Silva como membros efetivos do conselho de administração.
Busscar amplia parceria com empresa do Paraná
A Busscar entregou 16 unidades de um lote de 31 carrocerias de ônibus à Eucatur, cliente tradicional da montadora joinvilense. As unidades, do modelo Vista Buss DD, possuem 46 poltronas leitos no piso superior e 11 no inferior. A renovação da frota da Eucatur com a Busscar ocorre há três anos.
Reforma da Catedral de Joinville
Em três anos, a Diocese de Joinville completará 100 anos, coincidindo com a conclusão da reforma na Catedral São Francisco Xavier. Dom Francisco Carlos Bach prevê que a reforma, com auxílio da comunidade católica, custará cerca de R$ 10 milhões e tornará a Catedral um espaço dedicado às cerimônias religiosas.
Preocupações sociais na cidade
Recentemente, a Secretaria Municipal de Assistência Social abordou um homem pedindo esmola, mostrando um exemplo de preocupação social. Por outro lado, foi observada uma aglomeração de moradores de rua em outra região da cidade, levantando questões sobre a assistência a esses grupos.
Fonte: scempauta.com.br