Confira as boas notícias das micro e pequenas empresas em 2026 com aumento da confiança e acesso a crédito. Saiba mais!
Confiança e acesso a crédito em alta para as micro e pequenas empresas
O ano de 2026 iniciou com ótimas notícias para as micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. Após um período de queda, a confiança do segmento cresceu em janeiro, atingindo o melhor resultado em 12 meses.
O índice de confiança alcançou 91,4 pontos, registrando um aumento de 2,3 pontos em relação ao mês anterior. Além disso, o acesso a crédito também teve um crescimento significativo, atingindo 106,4 pontos, o nível mais alto em um ano.
Segundo estudo do Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, a retomada se deve ao avanço nos indicadores de demanda prevista e tendência dos negócios. A Indústria liderou o índice de confiança, seguida por Comércio e Serviços.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, elogiou as medidas do governo que impulsionaram o empreendedorismo no país. O aumento de novas empresas e a redução do desemprego renovaram o otimismo no setor.
Crescimento nos setores
O número de pedidos às MPEs aumentou, com a Indústria liderando a confiança. Todos os setores apresentaram crescimento: Indústria, Comércio e Serviços.
Regiões como Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/CO demonstraram otimismo. Na Indústria, os setores de refino, produtos químicos e metalurgia se destacaram. No Comércio, material de construção e veículos impulsionaram o crescimento. Já nos Serviços, segmentos como serviços familiares e comunicação contribuíram para a melhora.
Expectativas positivas
O comércio mostrou otimismo com expectativas elevadas para os próximos meses, atingindo o melhor nível desde fevereiro de 2020.
Tags: empreendedorismo, economia
Fonte: agenciasebrae.com.br