Saiba mais sobre a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em um incêndio florestal na Reserva Biológica Marinha da Ilha do Arvoredo. Confira os detalhes da intervenção e das técnicas utilizadas.
Intervenção do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Na manhã desta terça-feira (27), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), foi acionado para atendimento de uma ocorrência de incêndio florestal na Reserva Biológica Marinha da Ilha do Arvoredo. A equipe deslocou-se com a embarcação Resgate-05 para prestar apoio à Marinha do Brasil e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ao chegarem ao local, as chamas já haviam sido extintas por populares e pela equipe presente na ilha, porém ainda havia focos de calor remanescentes, com risco de reignição. Para a avaliação da área atingida, foi empregado drone com câmera termal, permitindo a identificação precisa dos pontos com maior concentração de calor. A partir dessas informações, a equipe iniciou o trabalho de rescaldo, utilizando bombas costais e motobomba, com captação de água do mar para o combate direto aos focos ainda ativos. A atuação possibilitou o resfriamento completo da área, que totalizou aproximadamente 360 metros quadrados, eliminando qualquer possibilidade de reinício do incêndio. Não houve vítimas nem registros de óbitos.
Créditos
Texto: Cabo Hülse e estagiária Maria Worm
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Tags: BombeirosMilitares, IncêndioFlorestal
Fonte: cbm.sc.gov.br

