Descubra os programas de pós-graduação da UFSC que se destacaram pela qualidade na avaliação da Capes. A instituição obteve marcos de excelência e reconhecimento internacional em diversas áreas.
UFSC destaca excelência em avaliação nacional de pós-graduação
Os programas de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina foram reconhecidos pela qualidade e nível de excelência na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A UFSC aumentou para 29 programas com nota máxima, com sete deles como referências de excelência, incluindo Ciência e Engenharia de Materiais e Educação Física.
Excelência em várias áreas
Outros 22 programas obtiveram nota 6, destacando-se pela qualidade. A pró-reitora de Pós-Graduação, Débora Oliveira, ressalta que 33% dos programas alcançaram notas que caracterizam excelência internacional, fortalecendo a projeção global da UFSC. Além disso, 25% dos programas consolidaram-se como referências de excelência nacional em suas áreas. Destaque também para os programas que elevaram seus conceitos, com sete atingindo o nível de excelência.
Relevância para o Estado
O crescimento dos programas para o segmento 4 é destacado, representando avanços acadêmicos e científicos, além de qualificá-los para a submissão de propostas de cursos de doutorado. Para Débora, isso é resultado do fortalecimento da pós-graduação em diferentes regiões do estado e reflete o impacto positivo das políticas institucionais.
A Avaliação Quadrienal, coordenada pela CAPES desde 1976, é um instrumento de supervisão para garantir a qualidade da pós-graduação no Brasil. Os resultados preliminares reforçam o compromisso da UFSC com a excelência acadêmica e o desenvolvimento científico, tecnológico e social do país.
Tags: UFSC, pósgraduação
Fonte: noticias.ufsc.br
