Acordo comercial entre Mercosul e União Europeia é avaliado positivamente pela Fecomércio SC

Fecomércio SC avaliação positiva acordo Mercosul União Europeia

Saiba mais sobre a avaliação positiva da Fecomércio SC sobre o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Entenda os principais efeitos esperados e o potencial de ganhos para Santa Catarina.

Fecomércio SC avalia aprovação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) avaliou de forma positiva a aprovação, no âmbito europeu, do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. O tratado, que encerra um processo de negociação iniciado há 26 anos, tem assinatura prevista para este sábado (17), no Paraguai.

Principais efeitos do acordo

O acordo entre Mercosul e União Europeia tem como principais efeitos esperados a ampliação do fluxo comercial entre os dois blocos, impulsionada pela redução e eliminação de tarifas. A intensificação das trocas tende a estimular maior concorrência, promover a modernização dos setores produtivos e gerar benefícios aos consumidores, como maior oferta de produtos e, em alguns casos, preços mais competitivos.

Potencial de Santa Catarina

Santa Catarina figura como um dos estados brasileiros com potencial de ganhos relevantes. Atualmente, é o 11º maior exportador do Brasil para a União Europeia, com destaque para a carne de aves. No campo das importações, Santa Catarina é o quarto estado que mais compra produtos da União Europeia, concentrando suas importações principalmente na Alemanha e na Itália, envolvendo bens industriais, produtos farmacêuticos, automóveis e alimentos diferenciados.

Impacto econômico

A redução tarifária prevista tende a ampliar a concorrência e reduzir custos de produtos no mercado interno, incluindo itens como azeite de oliva extravirgem e bebidas não alcoólicas. A Fecomércio SC destaca o potencial do acordo em gerar ganhos de eficiência econômica, ampliar a integração internacional e diversificar mercados, especialmente para setores com maior capacidade produtiva e tecnológica.

Destaque para a atuação da CNC

A Fecomércio SC também destaca a atuação estratégica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), especialmente através do presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, que teve participação relevante ao longo dos últimos anos no processo de negociação.

Tags: ,

Fonte: scempauta.com.br

[avatar_usuario_logado]

[usuario_e_nome] [num_seguidores_seguindo]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account