Conheça o Guia para o bem-viver na universidade, um material que aborda a importância da saúde mental na universidade e propõe políticas de cuidado e acolhimento. Saiba mais!
Guia de Saúde Mental na Universidade
Dois pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram de uma pesquisa multicêntrica sobre saúde mental que resultou no Guia para o bem-viver na universidade. Ana Lúcia Mandelli de Marsillac e Lucas Emmanoel Cardoso de Oliveira integraram o projeto que analisa a importância da saúde mental na universidade e propõe políticas de cuidado.
Pesquisa Multicêntrica
A pesquisa liderada por professoras de outras universidades envolveu 14 instituições no Brasil, Argentina e França. Além do Guia, foram promovidos eventos, discussões e artigos sobre saúde mental na universidade.
Ações Propostas
O Guia apresenta ações para estudantes, docentes e gestores, e reúne experiências de escuta e acolhimento inspiradas na psicanálise. Inclui atividades como o “Giro dos Afetos” e “Tropeiros: masculinidades em debate”.
Convite à Comunidade
Lucas Emmanoel convida a comunidade da UFSC a se envolver nos processos de cuidado, reflexão crítica e promoção da saúde mental. Em 2026, está prevista uma nova pesquisa com estudantes de pós-graduação na UFSC.
Acesse o Guia para o bem-viver na universidade para mais informações.
Tags: saúdemental, universidade
Fonte: noticias.ufsc.br























