Pequenos negócios verdes crescem 20% em cinco anos: panorama e impacto no Brasil

Descubra como os pequenos negócios verdes estão impulsionando o crescimento do setor nos últimos cinco anos no Brasil. Saiba mais sobre o estudo do Sebrae e a classificação das empresas verdes.

O panorama das empresas verdes no Brasil

O segmento de pequenos negócios verdes teve um crescimento de 20,4% entre 2019 e 2024, segundo estudo do Sebrae com base na CNAE. Com 1,8 milhão de CNPJs ativos nesta classificação, a maioria (95,8%) são pequenos negócios (PN).

O papel dos pequenos negócios verdes

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca a contribuição dos pequenos negócios na mitigação dos efeitos climáticos tanto localmente quanto globalmente. Ele ressalta que essas empresas têm potencial para fornecer soluções escaláveis na preservação do clima.

A força do MEI

Os microempreendedores individuais são maioria no setor, representando 60% das empresas verdes. Os MEIs dominam as fases iniciais dos negócios, enquanto as empresas estabelecidas possuem equilíbrio entre MEI e micro e pequenas empresas (MPE).

Segmentos e atividades em destaque

O setor de Serviços lidera, seguido pelo Comércio. Dentre as atividades mais comuns estão manutenção e reparo, seguidos por serviços de transporte. As atividades mais procuradas concentram 79% das empresas verdes, com destaque para manutenção de veículos automotores.

Concentração regional

O Sudeste tem o maior volume de negócios verdes, com São Paulo liderando. No entanto, a ‘intensidade verde’ destaca o Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Sul, como Mato Grosso e Rondônia, com proporção significativa de empresas verdes em suas economias locais.

Tags: ,

Fonte: agenciasebrae.com.br

[avatar_usuario_logado]

[usuario_e_nome] [num_seguidores_seguindo]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account