Estudantes indígenas da UFSC compartilham experiências marcantes na COP 30

Estudantes indígenas participando da conferência do clima

Estudantes indígenas da UFSC relatam suas participações na COP 30, abordando os desafios enfrentados e a importância da representatividade e lutas históricas dos povos indígenas.

Eliel Ukan Patté Camlem

Foto: @jean_anjos11

Estudantes indígenas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que estiveram na COP 30 compartilharam suas experiências. Eliel Ukan Patté Camlem, estudante do curso de Relações Internacionais da UFSC e integrante do povo Xokleng, participou do programa Kuntari Katu: Líderes Indígenas na Política Global, promovido pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI). Ele destaca a importância da presença indígena na COP 30 e enfatiza a relevância do movimento indígena em sua formação. Eliel ressalta a necessidade de negociação e luta por direitos, reafirmando a escolha feita pelos povos indígenas de não desistir e negociar com os colonizadores.

Édina Barbosa Farias

Foto: @than.pataxo

Édina Barbosa Farias, estudante de Cinema da UFSC, participou da COP 30 na equipe de comunicação da ARPINSUL, sob coordenação da APIB. Ela destaca a importância da representatividade dos povos do sul e a articulação política promovida no evento. Édina ressalta a centralidade da Amazônia na COP 30 e defende a inclusão das questões da Mata Atlântica no debate. Ela enfatiza a necessidade de conhecer os dois lados da comunicação indígena e a adaptação ao espaço não familiar na COP.

Jucelino Senei Filho, estudante de Jornalismo, e Woie Criri Patté, doutorando em Educação, ambos do povo Laklãnõ Xokleng, também participaram do evento.

Tags: ,

Fonte: noticias.ufsc.br

[avatar_usuario_logado]

[usuario_e_nome] [num_seguidores_seguindo]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account