Estudo premiado da UFSC aborda uso da inteligência artificial na análise de risco de crédito, destacando benefícios para inclusão financeira e eficiência na concessão de crédito.
Inteligência Artificial na Inclusão Financeira
O egresso do Mestrado em Economia da UFSC Nicolas Suhadolnik e seu orientador, o professor Eraldo Sergio Barbosa da Silva, foram os vencedores do Prêmio ABDE-BID 2025, na categoria Financiamento ao Desenvolvimento Sustentável, Inclusivo e Inovativo.
A premiação ocorreu no Sesi Lab, em Brasília (DF), e reconheceu o trabalho que destaca o uso da inteligência artificial na análise de risco de crédito, evidenciando a superioridade dos modelos de aprendizado de máquina em comparação com abordagens tradicionais.
Nicolas destaca a importância prática do estudo: “A capacidade da inteligência artificial em identificar padrões complexos em grandes volumes de dados pode reduzir assimetrias de informação, ampliar a inclusão financeira e tornar mais eficiente a concessão de crédito, especialmente para micro e pequenas empresas”.
O estudo oferece um referencial metodológico relevante que pode apoiar instituições como o BRDE na adoção de novas técnicas de análise de crédito, contribuindo para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Fomento.
Tags: InteligênciaArtificial, InclusãoFinanceira
Fonte: noticias.ufsc.br
























