ACATE conclui missão que levou empresas de tecnologia de Santa Catarina para imersão estratégica no ecossistema de inovação de Ontário, fortalecendo conexões e abrindo oportunidades de negócios.
Missão no Canadá impulsiona internacionalização
A ACATE concluiu, no início de novembro, a missão que levou 20 empresas brasileiras de tecnologia a uma imersão estratégica no ecossistema de inovação de Ontário, conhecido como o “Vale do Silício Canadense”. A edição Canadá do programa ACATE Global Gateway, desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), teve como foco ampliar a presença internacional das empresas catarinenses e aproximá-las de hubs globais de inovação.
Conexões estratégicas e oportunidades de negócio
Ao longo de duas semanas, a delegação participou de workshops, mentorias, visitas técnicas e apresentações de pitches. A programação envolveu interações com investidores, aceleradoras, instituições acadêmicas e especialistas do Conestoga College, da cidade de Kitchener. Henrique Bilbao, vice-presidente de Internacionalização da ACATE, destaca que o objetivo é aproximar as startups de mercados competitivos e colaborativos, criando pontes que acelerem a internacionalização.
Validação e expansão
A iniciativa permitiu que as empresas participantes avaliassem a aderência de seus modelos de negócio ao mercado local e mapeassem oportunidades. Para Davi Pizelman Rost, CEO da edtech Stift, a participação foi fundamental para validar a proposta de valor no Canadá e compreender os desafios locais. Conversas com instituições privadas de ensino já foram iniciadas, abrindo portas para potenciais parcerias.
Posicionamento estratégico de Santa Catarina
Com a missão Global Gateway ao Canadá, a ACATE reforça a estratégia de posicionar Santa Catarina entre os ecossistemas de inovação mais conectados globalmente e ampliar o alcance das empresas de tecnologia do estado. O programa ofereceu orientação estratégica, mentorias especializadas e oportunidades de networking e negócios, consolidando um plano de internacionalização. Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.
Tags: ACATE, internacionalização
Fonte: acate.com.br























