Operação Alvará Fantasma: Polícia Civil prende quadrilha do golpe do falso advogado

Polícia Civil de Santa Catarina - Operação Alvará Fantasma

Polícia Civil de Santa Catarina prende integrantes de quadrilha especializada em golpes do falso advogado na Operação Alvará Fantasma. Saiba mais sobre a investigação e as prisões.

Operação Alvará Fantasma da Polícia Civil de Santa Catarina

A Polícia Civil de Santa Catarina, em conjunto com a Delegacia de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigações Criminais da Capital (DCE/DIC), realizou a Operação Alvará Fantasma no dia 11/11. A ação contou com o apoio das Polícias Civis do MS e do PI, resultando na execução de 10 mandados de busca e apreensão, 07 de prisão temporária em diversas cidades. A investigação, iniciada em Florianópolis, desarticulou uma quadrilha que aplicava o golpe do falso advogado, causando prejuízos a diversas vítimas.

Golpe do Falso Advogado

O esquema criminoso, que lesou vítimas em mais de R$ 270 mil, consistia em se passar por advogados por meio de mensagens, usando documentos falsificados para convencer as vítimas a fazer pagamentos relacionados a custas processuais ou alvarás judiciais. Os criminosos atuavam principalmente em Nova Andradina (MS), com danos significativos também em Santa Catarina.

Desdobramento da Operação

Durante as diligências, foram apreendidos celulares e outros dispositivos que serão fundamentais para a continuidade das investigações. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 300 mil em cada uma das contas dos 63 investigados. Os envolvidos foram detidos e irão responder por fraude eletrônica e associação criminosa.

Tags: ,

Fonte: pc.sc.gov.br

Logo da Polícia Civil de Santa Catarina

Saiba mais sobre a Operação Alvará Fantasma que resultou na prisão de integrantes de quadrilha especializada em golpe do falso advogado. Entenda como o esquema de estelionato funcionava e as consequências para as vítimas

Operação Alvará Fantasma: Polícia Civil desarticula golpe do falso advogado

A Polícia Civil de Santa Catarina, em ação conjunta com as Polícias Civis do Mato Grosso do Sul e do Piauí, deflagrou a Operação Alvará Fantasma, resultando na prisão de membros de uma quadrilha especializada em estelionato. A investigação, que teve início em Florianópolis, revelou um esquema conhecido como golpe do falso advogado, que causou prejuízos significativos a diversas vítimas. Saiba mais detalhes sobre como os criminosos atuavam e as medidas tomadas pelas autoridades para combater esse tipo de crime.

Atuação da quadrilha e prejuízos causados

Os criminosos se passavam por advogados, utilizando informações reais da OAB e documentos falsificados para enganar as vítimas. Com a promessa de custas processuais ou alvarás judiciais, induziam as pessoas a efetuarem pagamentos, resultando em danos financeiros expressivos. A investigação revelou que o grupo agia a partir de Nova Andradina (MS) e já havia lesado diversas vítimas em Santa Catarina.

Resultados da operação e desdobramentos

No decorrer da ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de dispositivos eletrônicos utilizados nas fraudes. A Justiça determinou o bloqueio de valores em contas bancárias dos investigados, buscando ressarcir as vítimas. Os detidos responderão pelos crimes de fraude eletrônica e associação criminosa.

Com as evidências coletadas, as autoridades pretendem aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos no esquema criminoso, visando coibir práticas fraudulentas semelhantes no futuro.

Tags: ,

Fonte: pc.sc.gov.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account