Participe da palestra comemorativa aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina, realizada pela Udesc Faed. Saiba mais sobre a presença italiana em SC e o dossiê elaborado por pesquisadores da Udesc.
Palestra comemorativa aos 150 anos da imigração italiana em SC
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove na terça-feira, 13, uma palestra especial em alusão aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina, completados em 2024. A palestra aberta à comunidade ocorrerá no Auditório Tito Sena, a partir das 18h30, com a presença dos professores Nelma Baldin, Marlene de Fáveri e Norberto Dallabrida. A mediação será realizada por André Martinelli e Michelle Cechinel. A iniciativa é do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LabPlan), da Faed Udesc, e do Observatório das Migrações de Santa Catarina (OBMigra), também da Udesc. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do LabPlan.
A imigração italiana no Brasil e em Santa Catarina
O ano de 2024 marca os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Brasil. Os primeiros navios aportaram em fevereiro de 1874, sendo Santa Catarina um dos destinos. Os italianos se espalharam por diversas regiões catarinenses, deixando sua marca na cultura local. Santa Catarina possui uma grande concentração de descendentes italianos, com quase 70% da população local tendo origem italiana.
Pesquisadores da Udesc elaboram dossiê
No final de março deste ano, pesquisadores da Udesc lançaram o dossiê “150 anos da imigração italiana em Santa Catarina”. A publicação reúne artigos de cientistas sociais de diversas instituições, apresentando trabalhos históricos sobre a imigração italiana na região.
Tags: ImigraçãoItaliana, UdescFaed
Fonte: estado.sc.gov.br